Conheça o Nissan Cube o pequeno suv japonês

O Nissan Cube foi um carro bastante singular, com um design extremamente diferenciado e marcante que certamente não passava despercebido nas ruas. Lançado pela primeira vez no Japão em 1998, o carro foi disponibilizado posteriormente em outros países, como Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Mas será que esse carro tão diferente foi bem aceito pelo público? Vamos descobrir mais sobre a história do pequeno suv japonês Nissan Cube.

Inicialmente lançado como um modelo mais compacto e acessível da marca, o Nissan Cube conquistou um público fiel de consumidores que buscavam um carro diferente e com personalidade própria. O modelo apresentava um design que lembrava uma caixa, com linhas retas e ângulos retos em toda a carroceria, dando um ar bastante futurista e incomum. A grade dianteira e os faróis redondos também chamavam bastante atenção, além das laterais bem lisas e sem muitos detalhes.

Foto dailymotion.com

Por dentro, o Nissan Cube também trazia um design diferenciado, com um painel central que se destacava e concentrava grande parte dos controles do veículo. O volante era pequeno e tinha um formato bem diferente, assim como a alavanca de câmbio, que ficava bem acima do painel e permitia uma posição mais elevada para o motorista. Os bancos eram confortáveis e com bom espaço interno, o que era um grande diferencial para um carro compacto.

Interior do Nissan Cube 2005 (foto car.info)

Em relação às especificações técnicas, o Nissan Cube contava com um motor 1.5 ou 1.8, dependendo do mercado em que era vendido. O modelo tinha tração dianteira e câmbio manual ou automático, com potência máxima de até 122 cavalos e torque de 170 Nm. O carro apresentava um consumo razoável de combustível, com médias de até 15 km/l na estrada.

Foto: cars.com

No entanto, mesmo com todo o diferencial de design e tecnologia, o Nissan Cube nunca alcançou grande sucesso em vendas. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde o modelo foi lançado em 2009, as vendas nunca chegaram a ser expressivas, com uma média de 20.000 unidades vendidas por ano. O carro não conseguiu se consolidar como um modelo de sucesso entre os consumidores, especialmente devido à concorrência de outros carros compactos com design mais convencional.

Em 2019, a Nissan anunciou o encerramento da produção do Nissan Cube, o que não foi uma grande surpresa para muitos consumidores e fãs do modelo. Apesar do design marcante, o carro nunca se mostrou um grande sucesso em vendas, e a marca decidiu concentrar seus esforços em outros modelos mais populares e rentáveis.

Apesar de não ter sido um grande sucesso comercial, o Nissan Cube ainda é um carro bastante lembrado pelos seus fãs e admiradores, que apreciavam a originalidade e ousadia do modelo. O design inovador e diferenciado do carro certamente deixará saudades, e muitos acreditam que a Nissan deveria ter investido mais em sua promoção e marketing para torná-lo mais conhecido entre o público em geral.

Modelo foi encerrado em 2019 (foto: material de divulgação Nissan USA)

Em resumo, o Nissan Cube foi um modelo bastante peculiar e inovador, que conquistou um público fiel de consumidores que buscavam um carro com personalidade própria e design diferenciado.

Rolar para cima