‘Le Monstre’ o bizarro Cadillac que correu em Le Mans

Feito exclusivamente para correr em Le Mans na década de 50 a Cadillac trouxe um bizarro design onde muitos viraram o pescoço para tentar entender o que era esse carro que os próprios franceses apelidaram carinhosamente de ‘Le Monstre’ (O Monstro), uma obra do americano Briggs Cunningham.

Na época a marca americana entrou com dois carros para Le Mans, um era uma versão de rua adaptada para corrida e o outro era esse carro diferente.

Ambos os Cadillacs que correram em Le Mans (Foto:classicandsportscar.com)

Esse design bizarro foi permitido porquê o regulamento da categoria permitia tais feitos e com isso a Cadillac introduziu um projeto com o intuito de ser aerodinâmico com peso baixo oferecendo maior eficiência exigindo menos do motor. Por mais estranho que o carro pareça por baixo o assunto é diferente que até mesmo os oficiais de Le Mans perderam horas e horas examinando o veículo para verificar que o mesmo esteja dentro do regulamento.

Estrutura tubular do carro (Foto:Cadillac, Peter Harholdt, Revs Institute)

E a Cadillac levou muito a sério esse carro para você ter ideia a Grumman (empresa aeronáutica) contribuiu para o design de carroceria do carro sendo o mesmo testado em um túnel de vento feito para aviões afim de entender e aperfeiçoar o projeto onde o mesmo conta com estruturas usadas em aviões para em caso de impacto chamado de ‘crash frame’.

O motor era um V8 de 150cv com carburador duplo aliado a entradas de ar no capô para refrigerar os freios a tambor e ainda um tanque de combustível extra adicional tudo isso fez o carro alcançar uma velocidade máxima de 210km/h.

Coração do carro (Foto:Cadillac, Peter Harholdt, Revs Institute)

Apesar da engenharia e ousadia aplicada nesse veículo o mesmo terminou atrás do outro carro, mas nem por isso perdeu respeito afinal Le Mans até hoje serve como um laboratório de testes para experimentar novas tecnologias e conceitos trazendo carros diferentes para o mundo.

Rolar para cima