Parece o carro do batman esse é o Nissan Delta Wing

Feito para competir nas 24h de Le Mans em 2012 o Nissan Delta Wing quebrou paradigmas com um design inovador e tecnologia diferenciada para maximizar eficiência aerodinâmica aliado a um ótimo desempenho.

Foto: Rick Dole

O projeto em si começou lá pra 2010 pelo designer Ben Bolby com a ideia inicial de correr lado a lado com as categorias mais altas de Le Mans ao mesmo tempo que vinha para estimular outras equipes e marcas em produzir carros ousados afim de sair do ‘tradicional’ carro de corrida que todos esperam em uma pista e tudo isso veio com a inusitada forma do carro.

Ben Bolby – Designer do carro

Utilizando o formato de Asa Delta, bastante popular no mundo dos aviões como por exemplo o famoso avião supersônico que quebrou a barreira dos 2000km/h transportando passageiros se utilizando da eficiente asa em delta que basicamente é um triângulo. O mesmo conceito foi aplicado pela Nissan porém sem quebrar a barreira do som mas trazendo alta eficiência de consumo, peso reduzido e até mesmo potência reduzida por não precisar de ‘muito’ para correr bem.

Para ter uma ideia a Nissan trouxe para o Delta Wing um motor de 4 cilindros em linha turboalimentado 1.6 litros semelhante ao utilizado no ‘estranho’ Nissan Juke porém trabalhado junto com a RML para render cerca de 300 cavalos de potência e com um inteligente sistema de Torque Vetorizado que deixava o carro rápido nas curvas, afim de comparação os carros que a Nissan competiu tinham algo próximo dos 800-900cv pesando quase o dobro ainda assim dando trabalho para a concorrência na pista.

Traseira do Delta Wing (Foto:Wikipedia)

Os pilotos que guiaram foram Marino Franchitti, Michael Krumm, Satoshi Motoyama, Lucas Ordóñez, Gunnar Jeannette, Katherine Legge e todos tiveram que se ajustar ao carro pois o cérebro está acostumado a um carro quadrado e não um carro em formato triangular o que na hora de passar nas zebras confundia pois achava que não ia pegar mas pegava por ter a traseira larga.

Isso teve consequência pois os pilotos dos outros carros ‘normais’ reclamaram que o Delta Wing era

muito baixo e difícil de enxergar no retrovisor e foi o quê aconteceu quando o piloto Kazuki Nakajima da Toyota sem querer bateu no carro o que tirou da prova.

Ainda assim o Delta Wing foi se aprimorando como um novo motor, novo chassis e diversa otimizações porém o lado político por trás do automobilismo bem como conflito de interesse com Dom Panoz levaram a invenção de regras sem-noção somente para poder banir de vez o Delta Wing das pistas.

Foto: thecheckeredflag.co.uk

Mas isso foi o suficiente para que o ‘carro do batman’ deixasse um excelente legal e inovação coisa que não vemos muito hoje em dia nas pistas e que certamente aqueles por trás desse projeto usaram a criatividade para concretizar algo inovador. Fiquei ligados aqui no Carros Diferentes que vamos ter um artigo sobre outro carro diferente da Nissan que correu em Le Mans.

Rolar para cima