Pensa em um SUV feio, esse é o Pontiac Aztek

O Pontiac Aztek foi um dos carros mais polêmicos da história automotiva. Lançado em 2001 pela General Motors, o Aztek era um crossover de porte médio que pretendia atrair os jovens consumidores da geração X com seu design futurista e sua versatilidade. No entanto, o que era para ser uma revolução acabou sendo um fracasso de vendas e de crítica, sendo considerado por muitos como um dos carros mais feios já produzidos.

Fonte: autoweek

O Aztek surgiu como um conceito em 1999, e foi bem recebido pelo público. O carro tinha um estilo “Xtreme” e prometia máxima adaptabilidade para um estilo de vida ativo e aventureiro. O carro tinha recursos como um console central que servia como um cooler removível, controles de som na área de carga, um piso deslizante com compartimentos para compras e um pacote de camping com uma barraca e um colchão de ar acopláveis. O carro também tinha tração nas quatro rodas opcional e um motor V6 de 3.4 litros acoplado a uma transmissão automática de quatro velocidades.

Foto: AutoMais

O problema foi que o conceito não se traduziu bem na versão de produção, que foi lançada em 2000 como modelo 2001. O Aztek sofreu várias alterações no design para se adequar às limitações técnicas e aos custos de produção. O resultado foi um carro com uma aparência deformada e assustadora, com múltiplos olhos e narinas supernumerárias, como disse o jornalista automotivo Dan Neil. O carro também tinha uma traseira bipartida com portas que se abriam para os lados em vez de deslizarem, e um formato quadrado e desproporcional.

O Aztek foi lançado com o slogan “Possivelmente o veículo mais versátil do planeta” em conjunto com o reality show Survivor da CBS em 2000. A General Motors previa vendas de até 60 mil unidades do Aztek por ano, e precisava produzir 30 mil anualmente para atingir o ponto de equilíbrio. No entanto, as vendas foram muito abaixo do esperado, e o carro nunca conseguiu se popularizar. O melhor ano de vendas do Aztek foi 2002, com 27.793 unidades vendidas. O carro também recebeu críticas negativas da imprensa especializada, que apontou seus defeitos estéticos e funcionais.

O Aztek teve uma vida curta, sendo descontinuado em 2005 após apenas cinco anos de produção. O carro foi substituído pelo Pontiac Torrent, um crossover mais convencional e discreto. O Aztek ficou marcado como um dos maiores erros da indústria automotiva, e um símbolo da decadência da General Motors na década de 2000.

Foto: Pontiac Torrent

No entanto, o Aztek também teve seus admiradores, que valorizavam sua proposta inovadora e sua praticidade. O carro ficou famoso por aparecer na série de televisão Breaking Bad, como o carro do protagonista Walter White, interpretado por Bryan Cranston. Quando as filmagens terminaram em 2013, um dos Aztek usados na série, que estava muito danificado e era impossível de conduzir, foi vendido em leilão por US$ 7.800. O carro também apareceu no episódio Less Money, Mo’ Problems da série animada American Dad!.

O Pontiac Aztek foi um carro que dividiu opiniões e gerou muita polêmica. Ele pode ser visto como um exemplo de como uma boa ideia pode se perder na execução, ou como uma tentativa corajosa de romper com os padrões estabelecidos. De qualquer forma, ele é um carro que dificilmente será esquecido.

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