Produzido entre 1956 e 1961 a BMW trouxe o Isetta para um mundo de um jeito bastante inovador e criativo apresentando um carro onde a porta não fica nas laterais mas sim na frente do veículo onde tanto o motorista como o passageiro entram por ali e na própria porta fica a coluna de direção.
Criado pela empresa italiana Iso Automotoveicoli o carro veio em um período pós-guerra com a ideia de ser um carro econômico em um momento em que a economia mundial estava voltando aos trilhos e de fato ele era econômico mesmo fazendo um consumo médio de 25 km com 1 litro de gasolina.
Inclusive esse simpático e amigável veículo foi produzido em terras brasileiras pela Indústrias Romi
S.A no interior de São Paulo na cidade de Santa Bárbara d’Oeste e o mais legal é que as campanhas de publicidade para divulgar o carro no Brasil consistia em utilizar o Isetta como um segundo carro de família para o jovem universitário e até mesmo atingindo o público feminino com uma inusitada
publicidade onde uma mulher saia de uma gaiola para entrar em um Romi-Isetta se utilizando da frase ‘agora sou livre’ o quê certamente nos dias de hoje seria bem diferente a recepção do público.
A motorização é por conta da própria BMW utilizando um motor com 300 cilindradas cúbicas despejando nas rodas traseiras todos os 13 cavalos de potência com pico máximo de 5200rpm o carro certamente não era rápido e tinha velocidade máxima de 85 km/h com um simples câmbio manual de 4 velocidades, tudo isso com um pequeno tanque de combustível com 13 litros.
Além disso o carro era pequeno, bem pequeno mesmo com comprimento de 2,28m e 1,38m de largura com um peso leve de 350kg se utilizando de um chassi monocasco onde a estrutura do veículo e carroceria eram uma peça única, com tal engenharia foram produzidas mais de 150mil unidades do veículo.
Já pelo mundo ele chegou a ser produzido na França, Brasil e também na África do Sul e inclusive foi utilizado como carro de entrega de jornais e de sorvetes.
Mesmo sendo um carro bem diferente e fora da curva infelizmente o tempo de vida do Isetta foi curto mas o suficiente para ser lembrado no mundo e aqui no Carros Diferentes.